SINTESE DA IDEIA DO SUJEITO
“O Significado do trabalho humano e o trabalho visto enquanto SUJEITO-TRABALHANDOR.”
O texto sintetiza a ideia do Sujeito-trabalhador, tendo visões lineares e sistêmicas sobre o contexto muito amplo do significado TRABALHO HUMANO, onde o homem obtém vários obstáculos, visto por ele próprio e pela sociedade.
Sendo assim, ao analisar um pouco mais afundo vimos no contexto do artigo, uma parte muito importante [...] “Em determinado período da historia o trabalho significou para o trabalhador somente uma fonte de sobrevivência.” [...], Livro SENAC Psicologia do Trabalho- Página 18. Esta frase tem um impacto muito grande nos dias de hoje, pois nela podemos ver que o homem não se preocupava com doenças ergonômicas, psicológicas e etc. Ele tinha o pensamento movido pelo capitalismo, prefere ganhar mais a ter o saber do conhecimento, e hoje não e diferente, o homem não sai da sua zona de conforto, ele se próprio priva do conhecimento que nos tempos de hoje e bem maior e muito mais importante.
Do lado de quem é empregado à convivência com a competitividade destrutiva e o individualismo, o medo de se colocar, de falar, de reivindicar direitos estabelecidos em lei, ou de adoecer, simplesmente. Com a flexibilização das relações de trabalho, a situação tende a se agravar. Novos riscos começam a emergir, inclusive os invisíveis, como o assédio moral. Sendo assim à evolução do HOMEM de algumas décadas atrás, para os dias de hoje, foi muito grande. Para se prevenir e proteger a si próprio e o seu trabalho, o homem criou leis e normas, no intuito de se resguardar em caso de algum dano seja ele físico, mental ou social. Sendo assim a caminha do sujeito-trabalhador e muito longa, e demanda um grande esforço de trabalho de todos nós que estamos envolvidos na área da saúde e segurança do trabalhador e, quanto mais unidos estivermos, maior a chance de uma interferência na relação sujeito-trabalho sendo favorável.