GEO206 Relat rio do Trab
1742 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV Departamento de Geografia
Thales Valentim Cupertino
Relatório do Trabalho de campo
Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Viçosa-MG
2014
Thales Valentim Cupertino Matrícula: 83138
Relatório do Trabalho de campo: Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de
Representação do Espaço Geográfico , como parte da avaliação referente ao primeiro período do Curso de Graduação em Geografia.
Professor(a): Marilda Teles Maracci
Viçosa-MG
2014
“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.”
João Bosco da Silva
Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Criado em 27 de setembro de 1996 (Decreto n.º 38.319), o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. Foi aberto à visitação em março de 2005.
O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira, abrangindo terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.
A unidade de conservação tem 14.984 hectares de onde predominam a Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce.
O Parque abriga vários Picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m). A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque.
A Mata Atlântica, principal formação vegetal da área, está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando um belo cenário. Considerado um paraíso botânico, o Parque constitui um