ARQUITETURA SUSTENTAVEL
Uma das principais preocupações em se conceber uma arquitetura sustentável está na escolha de seus materiais de forma a garantir um aproveitamento racional dos recursos necessários para iluminar e ventilar os ambientes a fim de reduzir os desperdícios nessas áreas Esses materiais devem ser certificados e que venham de fornecedores legalmente estabelecidos e que professem as mesmas crenças em relação à diminuição dos impactos ambientais e das emissões de gases poluentes. Assim, não é incomum a utilização de materiais alternativos e totalmente diferenciados do que se encontraria numa construção “não sustentável” nas áreas de iluminação e ventilação do prédio. A energia solar ou a eólica, dependendo da localidade em que se encontra a obra, são frequentemente adotadas como formas limpas e de emissão praticamente zero. Os materiais a serem utilizados de forma sustentável estão disponíveis para as paredes, pisos, telhados e até para o acabamento e decoração dos imóveis.
2. RESUMO
Em resumo as pesquisas que foram realizadas para apresentação do trabalho verificou-se que para se conceber uma arquitetura sustentável é importante definir a escolha dos materiais de forma a garantir um bom aproveitamento dos recursos necessários para se obter uma boa iluminação e ventilação dos ambientes a fim de diminuir os desperdícios nessas áreas.
Para real diminuição dos impactos ambientais e dês emissões de gases poluentes, é importante certificar que os materiais venham de fornecedores lealmente estabelecidos e que garantam a qualidade do produto fornecido.
Verificou-se que estão disponíveis no mercado os materiais a serem utilizados de forma sustentável, disponíveis para as paredes, pisos, telhados e ate para acabamentos e decorações de moveis. Para casa tipo de construção é considerado o clima do local e a do país, onde o material sustentável a ser utilizado deve ser adaptado, por exemplo: em tipo de telhado “verde” não deve ser usado em local de