TESTE
Vanessa Furtado Fontana 1
RESUMO: O artigo trata da constituição do mundo como modo de elucidar o idealismo transcendental de Husserl, privilegiando a relação entre mundo e transcendental apresentada nas obras Idéias I e II.
PALAVRAS CHAVES: idealismo, constituição, mundo, transcendental.
ABSTRACT: The article concerns to the constitution of the world as way of elucidating the transcendental idealism of Husserl, with focus in the relation between world and transcendental presented in the works Ideas I and II.
KEY WORDS: idealism, constitution, world and transcendental.
Tempo da Ciência ( 13 ) 26 : 147-160, 2º semestre 2006
A R T I G O
VANESSA FURTADO FONTANA
O presente trabalho refere-se ao tema da constituição transcendental introduzido no final da obra Idéias para uma fenomenologia pura e filosofia fenomenológica ou Idéias I e detalhado em Idéias II. Trata-se da constituição do mundo, ou ainda, de como todo ser do mundo se constitui no campo transcendental. A constituição depende inicialmente do caráter intencional da consciência, mas também da autoconstituição do eu através do tempo fenomenológico. Parte-se de uma interpretação de Eugen Fink, na qual o idealismo fenomenológico é definido como idealismo constitutivo.
O problema transcendental da constituição é descrito por Fink como tema fundamental e central na filosofia fenomenológica. A constituição não trata apenas do mundo, nem apenas da experiência transcendental. O tema da constituição na fenomenologia requer sempre a correlação necessária entre mundo e transcendental, ou seja, a constituição da objetividade na subjetividade pura. “O verdadeiro tema da fenomenologia não é nem o mundo, de um lado, nem de outro uma subjetividade transcendental que se trataria de lhe opor, mas o vir a ser do mundo na constituição da subjetividade transcendental”2. O mundo efetivo devidamente modificado e a subjetividade pura formam