serviços públicos
As lojas NB são conhecidas por prestarem um serviço de excelência a seus clientes, como citado no estudo de caso. Apresentam vários pontos considerados diferenciais no atendimento. Seus funcionários são treinados e motivados financeiramente para conquistar, persuadir e não perder nenhuma venda, e, para isso, fornecem diversos benefícios para os compradores.
Para o meio externo, uma empresa cativante, entretanto, internamente, a excessiva cobrança por vendas fazia com que os funcionários perdessem seu horário de folga, ficassem temerosos em não vender e serem demitidos e, consequentemente as licenças médicas, acidentes de trabalho e outras adversidades tornaram-se rotina. O presente trabalho pretende sugerir um programa de Qualidade de Vida para que a loja continue com um elevado nível de vendas de maneira que os funcionários não sejam pressionados e não tenham a saúde prejudicada.
2. DESENVOLVIMENTO
O estudo de caso apresenta uma cadeia de lojas de roupas que tem como foco principal, o atendimento. O diferencial da NB é ter funcionários capacitados para conquitar os clientes sem que, para isso, sejam medidos esforços. Isso fez com que a NB alcançasse boa reputação perante aos consumidores. Os benefícios oferecidos e a atenção dada proporcionaram grande expansão da cadeia de lojas.
Para motivar os funcionários, são oferecidos prêmios, descontos, além de remuneração maior do que a média do mercado. Entretanto, por serem classificados pelo seu número de vendas por hora, a competição e pressão estão sempre presentes. Além disso, alguns benefícios para os clientes são oferecidos durante o momento de folga dos vendedores para que não percam vendas. Desta forma, as lojas NB enfrentaram diversos problemas com o sindicato dos vendedores, e com a saúde de seus funcionários. É notável que a empresa precisa analisar mais seu ambiente interno, o comportamento, o clima de trabalho, enfim, é preciso investir em um programa de qualidade de vida.
De acordo