Seleçao de pessoal
“Seleção de pessoal”
O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem feito, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido. Sendo o objetivo principal das organizações diminuir os custos e aumentar a lucratividade e a produtividade. O processo de seleção de pessoal tem papel fundamental no sentido de contratar a pessoa certa no momento certo, afim de evitar o retrabalho.
Incorporando uma análise das relações entre comportamento e ambiente, o presente artigo tenta traçar algumas considerações e questionamentos acerca da possibilidade de aplicação do modelo behaviorista radical ao processo de seleção de pessoal.
Um programa de seleção de pessoal, busca-se identificar, entre os candidatos recrutados, o(s) que melhor se enquadra(m) no perfil exigido para determinado cargo, e conseqüentemente, o preenchimento adequado do mesmo.
A prática comum em classificar candidatos para determinadas funções é favorecida por técnicas que valorizam causas internas como determinantes do comportamento.
Alguns aspectos behavioristas radicais
O behaviorismo radical foi desenvolvido não como um campo de pesquisa experimental, mas sim uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano. A realização de pesquisas empíricas constitui o campo da análise experimental do comportamento, enquanto a implementação prática faz parte da análise aplicada do comportamento. Seu principal autor foi o psicólogo americano Burruhs Skinner (1953), que além de ser o representante mais importante do behaviorismo radical, desenvolveu os princípios do condicionamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequências para explicar o comportamento.
Segundo o pensamento de Skinner ao se analisar um comportamento (cognitivo, emocional ou motor) é preciso considerar o contexto em que ele ocorre e os acontecimentos envolvidos nessa conduta. O behaviorismo