Resumo do filme o poder e a lei
A Trama tem como personagem principal Mick Haller (Matthew McConaughey). Mick é um advogado pai de família separado, que mora em Beverly Hills e tem um Ford Lincoln, que também funciona como seu escritório, e é dirigido pelo motorista negro que também é seu amigo Earl (Laurence Mason). Mick vive um romance com sua ex-esposa, a promotora Maggie (Marisa Tomei) que tem com ele uma filha.
Mick é um advogado que normalmente é chamado de “porta de cadeia”, título do livro que inspirou o filme, pega casos de bandidos normalmente culpados, pois em sua concepção, não importa se o seu cliente é culpado ou inocente, bandido ou mocinho, para Haller, quem deve se preocupar e provar se é culpado ou não seria a promotoria, não ele.
Em sua apresentação no filme, Haller está dentro de seu Lincoln com seu motorista negro, o que poderia trazer uma certa distância de classes, não fosse a trilha sonora do momento, um Hip-Hop bem “gueto” que dá a ideia de “rua” para o advogado, reforçando sua “malandragem” e a amizade com Earl. Essa trilha de Hip-Hop/Rap é reproduzida durante algumas partes do filme, principalmente quando Earl e Haller estão passeando no escritório ambulante, o que de certa forma faz com que entendamos que quem aperta o “play” da trilha é Earl.
O filme continua nos apresentando seus outros personagens secundários como seu amigo Val Valenzuela (John Leguizamo) e a rotina de Mick, até que o primeiro ponto de virada aparece: Mick é convidado a pegar o caso de um jovem rico que está sendo acusado de agredir uma prostituta. Quando é apresentado ao caso, Haller acredita que a história que é contada pelo jovem milionário é verdadeira apesar de todas as provas o apontarem como o autor e que o caso será de fácil resolução.
Porém em uma cena essencial, o investigador que ajuda Mick Halller em suas defesas, Frank Levin (William H. Macy), levanta a suspeita de que o jovem “playboy” Louis Roulet (Ryan Phillippe) poderia sim ser o culpado do crime.
A Trama