Segmentação café
“Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento”
IDENTIFICAÇÃO DE SEGMENTOS NO MERCADO CONSUMIDOR
DE CAFÉ NA CIDADE DE SÃO PAULO
PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME PAULO
HENRIQUE; TALESTRE MARIA DO CARMO MÁRIO; LUIZ
MARCELO ANTONIALLI;
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
LAVRAS - MG - BRASIL lemeph@hotmail.com PÔSTER
ADMINISTRAÇÃO RURAL E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
Identificação de Segmentos no Mercado Consumidor de Café na Cidade de
São Paulo
Grupo de Pesquisa: Administração Rural e Gestão do Agronegócio
1. INTRODUÇÃO:
São crescentes os exemplos de estratégias de segmentação de mercado através da diferenciação por atributos de qualidade. Este crescimento se deve a diversos fatores, dentre eles o aumento da competitividade e a saturação dos mercados consumidores; o aumento da preocupação com questões sociais e ambientais; a desregulamentação de mercados; e principalmente a percepção dos agentes da cadeia de que seus objetivos devem estar direcionados à satisfação dos consumidores finais.
Após a extinção do IBC na década de 90, o mercado brasileiro do café passou por uma profunda crise. A ausência de uma agência governamental que regulasse o fornecimento de grãos verdes para as indústrias de torrefação e moagem, o tabelamento de preços no varejo e as conseqüências oriundas de uma política voltada exclusivamente para a exportação foram as principais causas dessa crise.
A política era até então voltada para exportar a matéria-prima de melhor qualidade, cabendo ao mercado interno o papel de absorver o excedente de produção e o café de qualidade inferior. No varejo, o tabelamento de preços inibia a competição entre as empresas através de estratégias de diferenciação. Sendo assim, a vantagem competitiva de uma empresa se reduzia a uma estratégia de redução de custos e competição por preços baixos.
Fortaleza, 23 a 271de Julho de 2006
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
XLIV CONGRESSO DA