Segmentação de Mercado
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. Para isso é necessário identificar os fatores que levam o consumidor a adquirir tal produto ou serviço.
Para Churchill & Peter (2000), “Segmentação de mercado é dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra”
Um mercado segmentado possui maiores chances de satisfazer suas necessidades e desejos, pois as estratégias de marketing serão desenvolvidas a partir das particularidades daquele segmento.
Para se obter uma segmentação de mercado eficaz é preciso estimar o tamanho atual do mercado, identificar os concorrentes e respectivas participações, e o potencial de crescimento deste mercado. É necessário dividir os consumidores em grupos segundos critérios geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais, podendo assim selecionar um ou mais segmentos para atender.
Pode-se acompanhar a seguinte ordem:
Segmentação de Mercado: Identificar as possíveis variáveis de segmentação e desenvolver o perfil do segmento resultante;
Alvo de Mercado: Avaliar a atratividade de cada segmento e selecioná-los;
Posicionamento da Oferta: Identificar, selecionar, desenvolver, e comunicar o conceito de posicionamento escolhido.
Níveis de Segmentação de Mercado
“A segmentação de mercado representa um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. Ela pode ser adorada em quatro níveis: segmentos, nichos, áreas locais e indivíduos.” (KOTLER,2009,p. 225)
Marketing de Massa:
O vendedor engaja-se em produção, distribuição, e promoção de massa de um produto para todos os compradores, sem que haja um nível maior de segmentação. Ela cria um potencial de mercado, levando a menores custos, seja repassando preços mais baixos ou margens maiores. Um exemplo de Marketing de