Dados, tabelas e gráficos
Estatística é um ramo da matemática de grande atualidade e de muito interesse para o ser humano. Este como parte integrante da sociedade atual necessita de ter conhecimentos estatísticos, uma vez que contacta com informação (proveniente de jornais, televisão, radio, etc.) que necessita de ser transmitida e interpretada.
A estatística é uma resposta à complexidade dos problemas do quotidiano do Homem.
Um dos ramos da estatística é o nosso tema, sendo que os dados estatísticos são representados através das tabelas e dos gráficos, como iremos explicar no desenvolvimento do trabalho.
A importância do nosso tema consiste na simplificação de informação relevante (pois através de tabelas e gráficos é mais fácil de visualizar os problemas e de os solucionar).
O objetivo da realização deste trabalho é não só aprendermos, como, também, explicarmos aos nossos colegas o que aprendemos com a realização do mesmo e mostrar-lhes o quão simples são os dados estatísticos e o quanto estão presentes no nosso dia-a-dia.
A metodologia usada consiste na internet e nos livros da biblioteca do ISCAD.
TIPOS DE DADOS
Os dados estatísticos são recolhidos a partir de amostras (dados amostrais) e são classificados como:
Dados Quantitativos
Os dados quantitativos podem ser descritos por números, sendo estes, ainda, classificados como contínuos ou discretos.
Dados discretos: São avaliados em números, resultantes de contagens e, por isso, somente fazem sentido números inteiros. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia. Dados contínuos: São avaliados em números resultantes de medições e, por isso, podem assumir valores com casas decimais (devem ser medidas por meio de algum instrumento). Exemplos: massa (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial (esfigmomanómetro ou tensiómetro), etc…
Exemplos:
Exemplo 1)
Consideremos uma amostra constituída pelo