Resultados e Discuss o Relat rio 2
RESULTADOS PARA O MRU
POSIÇÃO 1
Os resultados encontrados no experimento do MRU foram satisfatórios. A coleta dos dados ocorreu de maneira correta, o que minimizou os erros e por consequência tornou os resultados coerentes com o esperado de maneira teórica.
Analisando-se a tabela do primeiro experimento, onde o eletro-imã havia sido colocado na posição mais alta possível, conforme solicitado no roteiro de aula, nota-se que a velocidade encontrada é praticamente constante, apresentando erros percentuais relativamente baixos e já esperados, levando-se em conta a interferência de fatores externos, tais como, atrito, resistência do ar e manuseio do equipamento. A seguir, mostra-se a tabela com os resultados obtidos para esse experimento.
TABELA 1
Tabela ! – Dados do experimento MRU – Eletro-Imã na posição alta
Ao analisar que a velocidade praticamente não variou em relação ao tempo, conclui-se que a aceleração do movimento é nula, caracterizando-o como MRU, portanto o experimento foi satisfatório. Utilizando-se dos dados encontrados da tabela, plotou-se o gráfico da velocidade x tempo, constatou-se que se tratava de uma função constante. A seguir o gráfico citado anteriormente.
GRÁFICO 1
GRÁFICO I– Velocidade x tempo no MRU – eletro-imã mais acima
Em seguida, encontrando-se os valores dos coeficientes angular e linear e plotando-se o gráfico da posição x tempo, nota-se que o coeficiente angular é praticamente igual ao valor da velocidade média encontrada na tabela, confirmando o que havia sido encontrado no GRÁFICO 1. A seguir, a tabela com os valores utilizados no processo dos mínimos quadrados e o gráfico da posição x tempo.
TABELA 2
Tabela II – Dados para o processo de mínimos quadrados, com os resultados à direita– Eletro-Imã na posição alta GRÁFICO 2
GRÁFICO I– Velocidade x tempo no MRU – eletro-imã mais em cima
GRÁFICO II– Posição x tempo no MRU – eletro-imã mais acima
POSIÇÃO 2
O experimento é exatamente o mesmo do anterior,