Salmonelose
O quê é?
O hipotireoidismo, também conhecido como insuficiência tireoidiana ou mixedema é uma doença metabólica que se caracteriza por uma produção insuficiente de hormônios tireoidianos (T3 e T4). Estes hormônios produzidos pela glândula tireóide têm um papel metabólico essencial no organismo, portanto, uma redução da produção destes pode desencadear diversos sintomas por todo o corpo. As mulheres são mais afetadas por esta doença, estima-se que há 4-5 vezes mais mulheres do que homens com hipotireoidismo (algumas fontes falam de até 10 mulheres para um homem). 6% da população mundial sofrem algum grau de hipotireoidismo.
Causas do hipotireoidismo
- Uma das causas mais comuns é a tireoidite, cuja mais freqüente é a tireoidite crônica de Hashimoto, que é uma doença auto-imune que destrói a tireóide (esta doença tem uma pré-disposição genética). Ressaltamos que outras tireoidites também podem ser responsáveis pelo hipotireoidismo.
- Tratamentos com iodo radioativo ou uma intervenção cirúrgica na região da tireóide podem favorecer o hipotireoidismo. O iodo radioativo ou a intervenção cirúrgica podem ser recomendados em caso de hipertireoidismo.
- Em raros casos, o uso de determinados medicamentos como o lítio (medicamento contra a psicose maníaco-depressiva) ou a amiodarona (medicamento para o coração).
- Uma quantidade insuficiente de iodo. De fato, o iodo é essencial para a constitução dos hormônios tireoidianos. Carências em iodo existem ainda nos países em desenvolvimento, já nos países industrializados isso não ocorre com tanta freqüência, pois o sal é artificialmente enriquecido com iodo, e, portanto cada pessoa tem uma dose cotidiana suficiente. Nas crianças, essa carência pode provocar o cretinismo (pequena estatura, aumento do pescoço, retardo mental), e nos adultos, a carência em iodo (levando ao bócio e ao hipotireoidismo), se chama bócio endêmico ou coma mixedematoso.
- Nas mulheres, a menopausa pode provocar um