Salmonelose
Agente causador: Salmonella
Como se Contrai?
Ao ingerir água contaminada ou alimentos com restos de fezes de animais infectados uma pessoa pode vir a desenvolver um quadro de salmonelose. Maus hábitos de higiene também estão associados à transmissão desta doença. Alimentos como ovo, carne e vegetais, por exemplo, podem estar contaminados com estes microrganismos e ainda assim possuírem uma aparência extremamente normal. Deve-se tomar atenção ao ingerir alimentos crus, como kibes, e evitar comer carnes mal passadas. Produtos de origem vegetal também podem ser contaminados em diferentes etapas do cultivo., Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.
Sintomas:
* Dor de cabeça; * Febre; * Vômitos; * Cólicas; * Náuseas; * Diarreia, podendo ou não apresentar sinais de sangue.
*Coléra é uma doença típica de regiões que sofrem problemas de abastecimento de água tratada. A sujeira e os esgotos a céu aberto ajudam no aumento de casos da doença. A região nordeste do Brasil é a que mais sofre com este problema.
Água limpa e tratada, tratamento de esgoto e condições ambientais adequadas dificultam a proliferação da doença. A higiene e a medicina têm ampliado a habilidade da terra nos climas cálidos, já pelo tratamento das chamadas moléstias tropicais, já pela resistência do calor, com o ar condicionado.
Agente causador: uma bactéria,Vibrio cholerae
A transmissão se dá pela ingestão de água ou gelo contaminados com fezes ou vômitos de doentes, assim como pelas fezes das pessoas portadoras do vibrião, mas que não apresentam sintomas (assintomáticos). Dá-se também pela ingestão de alimentos que