Salmonelose
A Salmonelose é uma infecção alimentar provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes dessas bactérias. Porém entre elas uma em especial ataca o organismo humano a qual é denominada Salmonella enterica a qual é subdividida em seis subespécies: enterica, salamae, arizonae, diarozonae, hutnae e indica.
Classificação Científica:
Domínio: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Enterobacteriales
Família: Enterobacteriaceae
Gênero: Salmonella
Espécie: Salmonella enterica
Estrutura: A Salmonella tem forma de bacilos Gram-negativos, possui parede celular, membrana plasmática, citoplasma, plasmídeo, flagelos, DNA e RNA soltos no citoplasma.
Habitat: Habitam o tubo digestivo de mamíferos, aves répteis além de alimentos de origem animal e mais conhecida na gema do ovo.
Sintomas: Os sintomas aparecem a partir de 12 a 72 horas após a infecção, em sua maioria as pessoas infectadas apresentam diarreia e fortes dores abdominais causadas pelo aumento da contração dos músculos do tubo digestivo.
Tratamento: Após 4 a 7 dias a infecção o próprio organismo reage eliminando a doença, assim não precisando de tratamento. Porém a diarreia pode levar a um estado crítico de desidratação fazendo com que a pessoa seja hospitalizada e reidratada imediatamente. Um dos casos mais graves é por difusão da infecção para o sangue, e daí para outros tecidos, se não tratada com urgência pode levar o paciente a morte. Todos podem atingidos pela doença, porém, bebês, idosos e pessoas com baixa imunidade ou problemas crônicos, como AIDS, são mais vulneráveis a casos graves.
Precauções: Em geral os alimentos devem ser bem higienizados, e bem assados. Também deve-se ter consciência da origem do alimento, como répteis são portadores em potencial da Salmonella, tartarugas não deveriam ser animais de estimação e criadas no mesmo ambiente que os humanos.