Salmonelose
Índice
1 Salmonella enterica
2 Epidemiologia
3 Progressão e sintomas
4 Diagnóstico
5 Tratamento
6 Prevenção
7 Fontes
Salmonella enterica
As Salmonella são lactos-bacilos Gram-negativos, móveis e anaeróbios facultativos, pertencentes à família Enterobacteriaceae. Têm altos níveis de metabolismo em comparação com outras bactérias. Há mais ou menos 2.500 tipos de salmonela.
A Salmonella enterica produz uma enterotoxina. É resistente à passagem no estômago, produzindo enzimas que a protegem da acidez e das proteases.
Ela invade localmente a mucosa intestinal através da endocitose por células M. É resistente à digestão dentro de fagócitos. Não é invasiva ao contrário da Salmonella typhi.
Epidemiologia
A carne de aves mal cozida é a fonte de infecção mais comum
Há cerca de 20 casos por 100.000 pessoas por ano, nos países ocidentais desenvolvidos. Afeta mais frequentemente crianças pequenas e idosos.
A transmissão da Salmonella ao homem pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais como bois, galinhas, ovos e leite. Alimentos vegetais podem também se tornar contaminados.
Coloniza quase todos os animais domésticos, mas especialmente aves, e é ingerida em comida ou água contaminada. Os ovos e carne de aves mal cozidos são as fontes mais comuns da infecção. Nas crianças pequenas a transmissão fecal oral direta de outra criança infectada é outra forma de transmissão frequente.
Progressão e sintomas
A enterite (inflamação da mucosa intestinal) inicia-se 6 a 48 horas após a ingestão da comida contaminada. Surgem abruptamente sintomas como vômitos, náuseas violentas, e diarreia profusa sem sangue, assim como febre, dor abdominal forte e dores de cabeça, que persistem durante dois a sete dias. Geralmente não há complicações e a