Salmonelose
Conceito: É uma infecção causada por diferentes espécies de Salmonella. Distribuídas por todo o mundo, a multiplicação do agente causador fora do corpo é facilitada quando em altas temperaturas. Desta forma, pode-se dizer que as regiões subtropicais e tropicais são as mais afetadas.
Tanto em países desenvolvidos com em subdesenvolvidos, a salmonelose é uma das principais formas de intoxicação alimentar. Os mais importantes veículos de transmissão desta infecção são os produtos de laticínio e de origem animal. Ao ingerir água contaminada ou alimentos com restos de fezes de animais infectados uma pessoa pode vir a desenvolver um quadro de salmonelose. Maus hábitos de higiene também estão associados à transmissão desta doença. Alimentos como ovo, carne e vegetais, por exemplo, podem estar contaminados com estes microrganismos e ainda assim possuírem uma aparência extremamente normal. Deve-se tomar atenção ao ingerir alimentos crus, como kibes, e evitar comer carnes mal passadas. Produtos de origem vegetal também podem ser contaminados em diferentes etapas do cultivo.
Após a ingestão das Salmonella estas penetram no epitélio do intestino delgado, causando assim uma pequena inflamação. Os sintomas tendem a se manifestar cerca de 6 horas após o contágio ou até mesmo 72 horas depois. Pode ocorrer das bactérias atingirem a corrente sanguínea e infectarem outros órgãos, aumentando com isto a gravidade da doença.
Causas da salmonelose:
A infecção é provocada por bactérias do grupo Salmonella enteritidis, que se podem encontrar na carne crua ou mal passada (sobretudo no porco ou no frango), nos ovos ou nos alimentos confeccionados com ovos ou na água. A bactéria pode também ser transmitida por uma pessoa infectada que trabalhe no sector alimentar e que, ao não lavar as mãos depois de ir à casa de banho, a passe para os alimentos. Galinhas, tartarugas, hamsters e outros animais domésticos também podem transmitir a bactéria. As moscas podem ser