Discurso científico
A inexistência de formulas e diagramas na demonstração do raciocínio jurídico não lhe retira a cientificidade,ao contrario do que muitos pensam.
Quando o operador do Direito,especialmente na advocacia,confunde conhecimento jurídico com convencimento cientifico,encarando o que aprendera na faculdade como verdade intransponível,está no caminho para se tornar um mau argumentante.
O bom argumentante deve ter um brilhante conhecimento jurídico,conceitos bem firmados,mas não se pode prender,na argumentação,a seu convencimento puramente pessoal. Seu trabalho não procura a VERACIDADE CIENTIFICA mas sim o convencimento de uma ou mais pessoas determinadas,a respeito de uma tese que surge de determinada situação fática especifica.
Um corte de casimira:
- o conteúdo dessa carta é eminentemente argumentativo. O enunciador procura convencer a esposa a respeito de algo.
1) Qual a tese principal da qual o autor da carta procura convencer a esposa?
= A TESE É “ TUDO POR CAUSA DA SUA TEIMOSIA.”
2) 2) Qual é sua estrutura argumentativa principal,ou em que se concentram seus argumentos?
O FATO DE O ABALO NO CASAMENTO DEVER-SE AO COMPORTAMENTO DA ESPOSA,QUALIFICADO COMO TEIMOSO.
COLOCAR A MULHER COMO ÚNICA RESPONSAVEL PELO FIM DO CASAMENTO.
- o objetivo final da argumentação nem sempre representa a idéia principal mais aparente.
- a tese é aquela que representa o objetivo ultimo do argumentante ao ouvinte.
- A argumentação do autor é vasta,e vai de argumentos mais longos,com estruturas maiores,a outros menores,idéias curtas,mas também lançadas ao convencimento.
- o maior deles é a pertinência da casimira a) a casimira e seus aspectos:o preço,a conveniência,a qualidade e a duração. B) o pai,sua idade,sua morte em intervalo de tempo curto,quanto mais se comparado a duração do tecido,e os destinos da casimira depois desse evento. C) a casimira e a hipótese de o pai durar mais tempo que o casaco. E enfim,a conclusão,a fuga do