Estagiario
EDUCAÇÃO FÍSICA
LUCAS RIBEIRO PORTELA
RESGATE DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NAS EMEB’s DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
São José do Rio Pardo
2012
LUCAS RIBEIRO PORTELA
RESGATE DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NAS EMEB’s DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Determinado de Educação Física, da Faculdade Euclides da Cunha com exigência para a obtenção do titulo de Licenciado em Educação Física.
São José do Rio Pardo
2012
AGRADECIMENTOS
A meus pais, pela confiança e dedicação; A orientadora por me ajudar em todas as etapas do projeto, e orientar em todas as etapas do cursos;
Aos colegas pelo companheirismo e ter compartilhando nossas vidas, nossos sonhos, nossos medos, nossos erros.
Aos professores, obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento; por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor.
O meu muito obrigado
Introdução
Para contribuir com a melhoria e o desenvolvimento dos aspectos motores e sensoriais das crianças os jogos tradicionais é um grande aliado, trazendo seus vários benefícios de forma lúdica e divertida assim sendo um de vários métodos de ensino estimulando variáveis e ambientes existentes.
Por ser tradicionais e a tecnologia avançada com sua modernidade de games, TVs, celulares, brinquedos elétricos, e fatores onde o ambiente torna perigoso, os jogos tradicionais foi propriamente esquecidos, mas se esquecem que ele é uma fonte de material muito rica para o desenvolvimento motor das criança simples e fácil de ser aprendido por suas regras simples e material de fácil recurso. Uma simples brincadeira de pega-pega, pular corda, corrida de saco, bolinha de gude e até uma cantiga de roda é importantíssimo, para seu desenvolvimento aparentado ser de