Taxas de câmbio
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ROSIMERE VEZZONI SCHIAVO
TAXAS DE CÂMBIO
CARIACICA
2012
ROSIMERE VEZZONI SCHIAVO
TAXAS DE CÂMBIO
Trabalho apresentado à Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo, como requisito obrigatório para obtenção de nota parcial na disciplina de Macroeconomia. .
Orientador: Prof. Francisco José Teixeira Garcia.
CARIACICA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
TAXA DE CÂMBIO 4
TAXA DE CÂMBIO COMERCIAL, CÂMBIO TURISMO E PARALELO 6
AGENTES DE OFERTA OU DEMANDA NO MERCADO CAMBIAL 7
REAL ESTÁ ENTRE AS MOEDAS MAIS CARAS 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 – INTRODUÇÃO
Uma economia estará em equilíbrio macroeconômico sustentável se puder manter, simultaneamente, contas externas em equilíbrio, inflação estável, crescimento econômico e economia a pleno emprego. O manejo das políticas macroeconômicas tais como as políticas fiscal, monetária, cambial e de renda, pode auxiliar no alcance desses objetivos.
Política cambial é um conjunto de ações do Governo que influenciam o comportamento das relações comerciais e financeiras entre o país Brasil e do mundo. São medidas adotadas para administrar as taxas de cambio e as operações cambiais, buscando equilíbrio e fluidez da moeda nacional.
O governo mantém uma reserva de moeda estrangeira e desta forma, controla o aumento ou a diminuição do valor da moeda estrangeira negociada no país.
Da mesma forma que todo bem tem um valor, as moedas nacionais também têm seu valor, que a taxa de cambio que expressa o preço da moeda externa em relação à moeda nacional.
Como todo preço, a taxa de