Taxa de cambio
A taxa de cambio interfere diretamente no comercio internacional, seu preço determina a competitividade entre países.
Por exemplo: se a taxa de cambio estiver muito alta em relação ao real para o dólar, produtos brasileiros ganharam mais competitividade nos EUA por terem preços mais atraentes.
Já se a taxa de cambio estiver demasiadamente baixa (ocorrer uma valorização cambial em reais), os produtos brasileiros perderam competitividade no exterior e produtos importados ganharam competitividade no Brasil.
Os arranjos de cambio são definidos por dois segmentos básicos: Regimes Cambiais Fixos e Flutuantes, a diferença entre os dois seria a seguinte, no cambio fixo a taxa de câmbio é definida por autoridades monetárias nacionais, já no câmbio flutuante a taxa é formada no mercado cambial através do movimento de oferta e demanda por ativos em moeda estrangeira.
Introdução
A taxa de cambio, que é o valor da moeda estrangeira frente à nacional, interfere diretamente na economia do país, no nível de empregos, dos preços e até no endividamento da nação em alguns casos.
Neste trabalho abordaremos o tema e explicaremos como se da às variáveis dos preços das moedas, quais variáveis interferem na cotação e qual sua importância na economia do país.
A variável no peço da moeda, como tudo o que é vendido, se dá em função da oferta e da demanda (quanto maior a demanda maior o preço). Por isso, quanto maior a procura por determinada moeda maior será o seu valor.
Uma das explicações mais simples para essa variável, é que quando