Modelo de briefing
==========================
1) Introdução__________________________________________________
________ Dados fundamentais Em recente estudo da ONG “Seja um Voluntário” constatou-se que existem certa de 83 milhões de brasileiros que gostariam de ser voluntários e não sabem como ou a quem ajudar, e que também existem mais de 4.850 entidades que atualmente precisam voluntários.
Entre os principais motivos que levam as pessoas a se tornar voluntários estão objetivos como ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil, sentir útil e valorizado ou fazer algo diferente no dia-a-dia. Estima-se que 54% dos jovens brasileiros querem ser voluntários, mas não sabem por onde começar ou o que fazer.
A Universidade Federal do Paraná acredita que a participação de alunos na criação de uma campanha em prol do voluntariado pode trazer benefícios não só para as entidades que necessitam dessas pessoas, mas para os próprios voluntários já que empresas analisam positivamente os currículos de pessoas que trabalham com o terceiro setor na hora de contratar.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é aquele “que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu temop, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”.
Em definição da Fundação Abrinq, voluntário é um “ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.”
É necessário destacar que o auxilio altruísta exige um grau de comprometimento entre a entidade e o voluntariado, pois como não existe remuneração, as entidades são