Revogação Preventiva
Tarefa 1
Nome: FERNANDO CESAR SKROSKI
A administração pública rege-se por regulamentos e normas, determinando o que o Estado pode ou não fazer, enquanto para o particular, é lícito fazer tudo o que a lei não proibir, com certa flexibilidade em seus processos gerenciais.
A gestão pública deve satisfazer o interesse e bem-estar geral garantindo que a resolução de conflitos vise à coletividade, diferentemente da do particular que atende aos interesses de determinados indivíduos e grupos. Os recursos públicos devem prezar pela economicidade da utilização dos mesmos por provir de todos e o privado provém de recursos próprios, a princípio, de seus fundadores. O controle estatal é coercitivo, imperativo, enquanto no privado, o poder é exercido por aquele que detém os recursos de aplicação e a tomada de decisão. A gestão privada visa o lucro, o público o interesse coletivo, a produção deste visa às funções sociais do Estado, a consecução de programas e projetos de governo e, aquele, o custo-benefício dos resultados.
Portanto, a atividade governamental difere em diversos aspectos em relação à iniciativa privada, com características específicas, com motivações diferentes na atuação de seus fins, ora divide-se em seus objetivos, princípios, padrões, ora convergentes em seus planos, processo de planejamento, foco na eficiência, na eficácia, na efetividade e no sucesso de seus propósitos organizacionais.
1)Explique sinteticamente: Qual a origem e as primeiras características das Políticas Sociais no séc. XIX? A origem das políticas sociais é comumente relacionada aos movimentos sociais de massasocial-democratas e ao estabelecimento dos Estados-nação na Europa Ocidental do final do século XIX. Elas se desenvolveram no contexto da Revolução Industrial, momento de ascensão do capitalismo, dodesenvolvimento da gestão estatal e das pressões da classe trabalhadora.
As políticas sociais passam a ser implantadas