trabalhos artes
A pintura a óleo é uma técnica que se utiliza tintas a óleo, aplicada com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais. A pintura a óleo é uma das mais conhecidas por todo mundo, se tem conhecimento dessa técnica dês dos séculos X, XI, XII e XIV na Europa como meio de expressão artística. Temos por conhecimento as pinturas a óleo mais antigas encontradas no ano de 650 ac. que foram encontradas no Vale de Bamian no Afeganistão. Os estudos indicam que estas tintas de óleo eram feitas à base de óleos de noz e de papoila. Nas antigas civilizações do Mediterrâneo, Grécia antiga!Grécia, Roma e Egipto usaram óleos vegetais, mas são poucas provas que foram usadas como meio de expressão artística em pintura, pois o óleo de linhaça demorava muito tempo a secar e tinha tendência para escurecer e fissurar ao contrário do Mastique e da cera.
Escritores gregos, como Aetius Amidenus registraram receitas envolvendo óleos secantes como o óleo de noz, óleo de papoila, óleo de cânhamo, óleo de pinho, óleo de rícino e óleo de linhaça. Quando espessos, os óleos ficavam resinosos e podiam ser usados como verniz para selar e proteger as pinturas da ação da umidade. Adicionalmente, quando se adicionava pigmento amarelo, podia ser usado como uma alternativa barata.
Os monges primitivos cristãos mantiveram estes registros e usaram as técnicas nos seus próprios trabalhos artísticos. Teófilo Presbítero, monge alemão do século XII, recomendava a utilização de óleo de linhaça e não aconselhava a utilização de Azeite devido ao seu longo tempo de secagem.
No século XIII, a tinta de óleo era usada para os detalhes nas pinturas a têmpera. No século XIV, Cennino Cennini apresentou uma técnica de pintura usando têmpera coberta por ligeiras camadas de óleo.
Já usada na idade média a pintura a óleo só deixou de ter fim decorativo depois de passar pelos irmãos Van Eick, mestres da pintura flamenga.
A tinta a