Trabalho De Artes
De
Artes
Nome: Patrick Puertas Rodrigues
N°: 24
Série: 9° ano
Arte Contemporânea Brasileira
Geração 80
Imagine 123 jovens artistas de diferentes tendências celebrando a vida e a vitória da democracia no Brasil nos anos 80. Sinta-se o principal convidado desta eterna festa da arte, cujo o principal mote é o fazer manual e prazeroso da pintura. Neste baile emotivo e de grandes proporções, os movimentos gestuais da pintura seduzem pelas constantes estonteantes sensações ruidosas e coloridas. Este é o espírito comemorativo da exposição Como vai Você, Geração 80? realizada em 1984, na Escola de Artes do Parque do Lage, no Rio de Janeiro.
Coincidindo com o pluralismo político que nascia no Brasil a partir do início da década de 80, jovens artistas representaram em suas obras o grito abafado da arte durante o período militar. Não suportavam mais a repressão à imaginação e à criação artística. A pintura, por sua vez, exerceria um papel importante neste momento. Ela promoveria o desejo de expressão e afirmação do sujeito, antes anulado pela ditadura.
Cientes da vontade artística que invadia o plano político, a coordenadoria, os professores e os alunos da Escola de Artes do Parque do Lage investiram em uma política educacional renovadora e experimental, cujo intuito era de transformar o ensino e a divulgação das artes plásticas no Brasil. Eles enxergavam a cultura como um meio de transformação social. Para tanto, deveriam reunir moradores da região e até mesmo a população da cidade do Rio de Janeiro, como se ali fosse um refúgio público para exercer o exercício da liberdade, ou seja, a própria arte.
Contando com mobilização popular, a exposição expressou sua vontade de abertura, comunicação e aproximação entre os artistas e o público.
Interrogando continuamente a experimentação no ato de pintar em um fazer rudimentar incrementado pela tecnologia, esta geração de artistas refletiu sobre as relações que abarcavam imagens, suportes, técnicas, estilos,