ad1 turismo e sociedade
Avaliação a distância 1 – Turismo e Sociedade
Vitor Luis Andrade de Oliveira mat : 14217130097
A abordagem sociológica para o perfeito entendimento do turismo ou dos seus fenômenos está basicamente ligado no impacto nos indivíduos que se deslocam, pelas mudanças que são provocadas nos lugares que recebem turistas, pela promoção da difusão de novas práticas sociais. O turismo como fenômeno social surgiu como consequência do grau de desenvolvimento que a humanidade foi adquirindo ao longo do tempo. Teve como origem progressiva industrialização, nas aglomerações e na psicologia de vida quotidiana, e sua ampliação tem sido amplamente favorecida pelo desenvolvimento das comunicações, meios de transporte, pelo aumento do nível de vida da sociedade, principalmente pela disponibilidade de tempo livre e pela conquista das férias pagas. Estes fenômenos sociais geram grande complexidade no estudo do turismo, pois influencia diversos setores da sociedade e por este motivo, existe um ramo da Sociologia que está preocupado em estudar cientificamente o comportamento do ser humano durante viagens, as relações com as comunidades receptoras e os impactos provocados por essa atividade. Portanto, é se suma importância ao abordagem sociológica para o turismo.
Para Durkeim, só o que importavam eram os fatos observáveis. Os principais conceitos para ele do objeto da sociologia eram os fatos sociais, maneira pensar, agir, de se comportar, enfim, forma de cada individuo se exteriorizar na coletividade. Mas durkeim não se preocupava apenas na coesão social, ele se preocupava com a desorganização social onde podemos chamar de anomia, fato observado através da diminuição da coesão social.
Weber esclarece que a análise sociológica não deve estar centrada nas entidades coletivas, nos grupos ou nas instituições e sim na ação social que vem a ser a conduta humana dotada de sentido, é o Homem que dá sentido a sua ação social. Para a