AD1 TURISMO E SOCIEDADE
Com o fim do Império Romano as viagens descresceram e com o surgimento da sociedade feudal trouxe à tona um comodismo decorrente da auto-suficiencia dos feudos; As viagens nesse período ficaram arriscadas, violentas, com o risco de assaltos.
Terminam as viagens como forma de lazer , e na Idade média as viagens passam a ter um sentido mais religioso
http://books.google.com.br/books?id=4KNEbr4W_eEC&pg=PA95&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false
Bibliografiaa : http://www.revista.inf.br/turismo09/artigos/TU59103.pdf
As viagens desde a.c sempre buscavam algo, desde a troca de mercadorias, como agregação de valores culturais ou até mesmo pela curiosidade natural; Com o declínio do Imperio Romano, as viajens tornam-se perigosas correndo o risco de assaltos. Com o catolicismo em alta, e com o desejo de expandir a religião a igreja encontra nas peregrinações uma forma de conquistar mais fieis, e dar fins lucrativos a Igreja e ao Estado.
Os deslocamentos sempre aconteceram mesmo que fossem pra realizar a comercialização, para sobreviver, para proteger-se, por lazer. Com declínio do Imperio Romano
Desde sempre existiram as viajens, mesmo que fossem por troca de mercadorias, por agregação de valores culturais ou até mesmo por curiosidade natural. Com o declínio do Imperio Romano o cristianismo ganhou força atigindo as famílias da nobreza romana. Com o passar do tempo além de trazer lucros se, tornou necessário viajar.
“O fenômeno turístico está relacionado com as viagens, a visita a um local diverso do da residência das pessoas. Assim, em temos históricos, ele teve início quando o homem deixou de ser sedentário e passou a viajar, principalmente motivado pela necessidade de comércio com outros povos. É aceitável, portanto, admitir que o turismo de negócios antecedeu o de lazer. (...) Era também econômica a motivação para grandes viagens exploratórias dos