AD1 TURISMO E SOCIEDADE
Disciplina: Turismo e Sociedade Aluno(a): Nelson Rangel de Abreu Matrícula: 15117130234
A importância da abordagem sociológica para o estudo do turismo
Sendo o ser humano o objeto principal a ser estudado para a devida compreensão do fenômeno do turismo, estudos prévios que investiguem a pessoa humana inserida em um contexto social são de suma importância para o desenvolvimento desse campo de estudos. Entender o comportamento do homem integrado ao ambiente e inserido em agrupamentos humanos que desenvolvem suas convenções, normas e condutas de convivência, ajuda a compreender as atividades que estes desenvolvem, incluindo a atividade do turismo.
Os estudos sociológicos, porém, não devem ser desenvolvidos apenas em vista do produto final da atividade turística enquanto meramente um produto de consumo. Devem, principalmente, ser utilizados para entender o desenvolvimento do turismo e o impacto – positivo e negativo – que ele causa ou pode vir a causar sobre as comunidades onde a atividade é exercida.
A Sociologia surgiu após as revoluções que deram novos rumos ao mundo moderno, retirando-o da escuridão da Idade Média. Com a Revolução Industrial, uma nova forma de vida e uma nova sociedade, a industrializada, passaram a existir.
As consequências desse impacto fizeram com que surgisse a necessidade de se estudar o homem através do campo científico, não sendo mais possível a aceitação de explicações teológicas, que passaram a ser vistas como fantasiosas, pois tão limitadas eram que não mais puderam explicar os novos fenômenos desencadeados por um mundo industrializado, liberal e capitalista.
Dentre os principais conceitos desenvolvidos pelos percussores da sociologia podemos destacar, segundo Émile Durkheim, o reconhecimento de que os sistemas de símbolos culturais, como valores, crenças e ideologias, são uma base importante para a integração da sociedade e sofrem