Retrospectiva do eja das décadas de 60 a 90.
NUCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO-UEMANET
PEDAGOGIA - MÓDULO I.
SCHALCHER HENRIQUE SOUSA SANTOS
RETROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Humberto de Campos - MA
2012
SCHALCHER HENRIQUE SOUSA SANTOS
RETROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Atividade apresentada à disciplina Fundamentos e Metodologia da EJA do curso Pedagogia - Modulo I, oferecido pelo Núcleo de Tecnologia para Educação - UemaNet como pré-requisito para 1ª avaliação. Orientadora: Profª. Leila Tajra.
Humberto de Campos - MA
2012
RETROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, DAS DÉCADAS DE 60 a 90.
Os primeiros anos da década de 1960, até 1964,quando ocorreu o golpe militar, constituíram um movimento bastante especial no campo da educação de jovens e adultos. Isto porque, vários acontecimentos, campanhas e programas no campo da educação de adultos foram criados como: o Movimento de Cultura Popular do Recife, a partir de 1961; os Centros Populares de Cultura, órgãos culturais da UNE; a campanha “De Pé no chão Também se Aprende a Ler”, da Secretaria Municipal de Educação de Educação de Natal; o Movimento de Cultura Popular do Recife; e em especial no ano de 1964, o Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação e Cultura, que contou com a presença do professor Paulo Freire. Grande parte desses programas estava funcionando no âmbito do Estado ou sob seu patrocínio.
Apoiavam-se no movimento de democratização de oportunidades de escolarização básica dos adultos, mas também representavam a luta política dos grupos que disputavam o aparelho do Estado em suas várias instâncias por legitimação de ideias via