Educaçao de jovens e adultos
FACULDADE TEOFILOPEDAGÕGICA DO MARANHÃO-FTM
ELINE ROCHA TEIXEIRA
MARLENE LOUZEIRO CÂMARA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SÃO LUIS
2011
ELINE ROCHA TEIXEIRA
MARLENE LOUZEIRO CÂMARA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Atividade destinada à obtenção da 3ª noda disciplina Educação jovens e adultos da professora Suziane Regina Cunha de Moura.
Turma: A 08
SÃO LUIS
2011
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PERÍODO
ACONTECIMENTOS
DESAFIOS
Década de 30 A educação de adultos começa a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil. A ampliação da escolarização para adolescentes e adultos.
Década de 40
Ampliação da educação elementar, inclusive da educação de jovens e adultos. Nesse período, a educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de Massa. Uma preocupação com a elaboração de material de didático para adultos e as realizações de dois eventos fundamentais para a área: 1º Congresso Nacional de Educação de Adultos realizado em 1947 e o Seminário Interamericano de Educação de Adultos de 1949.
Década de 50 A Campanha se extinguiu antes do final da década. As críticas eram dirigidas tanto às suas deficiências administrativas e financeiras, quanto à sua orientação pedagógica. Promover a educação do povo para acompanhar a fase de desenvolvimento que se instalava nos países era preciso formar os continentes de mão-de-obra necessária para atender ao crescimento das Indústrias
Década de 60 O pensamento de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspira os principais programas de alfabetização do país Defender e propor uma educação de adultos que estimulasse à colaboração, a decisão, a participação e a responsabilidade social e política.
Ano de 1964 Aprovação do Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo o Brasil, de programas de alfabetização orientados pela proposta