Fundamentos de economia
1. DIFERENCIE POLITICA FISCAL DA POLITICA MONETÁRIA.
Política Fiscal-. é a denominação dada à política de tributação (impostos) que está diretamente vinculada às receitas de um governo, e à política de gastos desse mesmo governo.
Por exemplo: O governo decide ampliar as obras do PAC, construir casas populares, ampliar o Bolsa Família, construir hospitais, pontes, reformar estádios para a Copa, enfim, tudo isso são gastos efetuado pelo governo e que impactam a demanda agregada. Do lado da receita o governo decide aumentar o IOF nas transações bancárias, reduz o IPI dos veículos durante uma crise econômica, recria a CPMF para financiar a saúde, etc. Mexendo com os impostos o governo altera as suas receitas de acordo com suas metas e conveniência. Para fazer jus a um aumento em seus gastos ele precisa, a princípio, aumentar suas receitas. Esse equilíbrio chamamos de política fiscal.
Política Monetária- é o conjunto de medidas adotadas pelo governo visando adequar os meios de pagamento disponíveis (moeda em circulação, por exemplo), às metas governamentais e suas estratégias.
Por exemplo: Para diminuir a inflação o governo pode aumentar o depósito compulsório dos bancos obrigando-os a emitir menos moeda escritural. Pode aumentar o volume de dinheiro em circulação de forma a estimular a economia (o que, ceteris paribus, geraria inflação). Adoção de medidas de restrição ao crédito através do aumento das taxas de juros
2. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FAZ PARTE DA MACROECONOMIA? JUSTIFIQUE.
Sim. A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário