Plano de contas
Plano de Contas é o conjunto de contas criado pela contabilidade para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos e contábeis, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Esse conjunto de Contas é chamado de Plano de Contas, porque, na realidade, ele é criado antecipadamente ao uso de tais contas. Por isso, o contador tem de planejar a estruturação do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informações contábeis.
O plano de contas é uma técnica tradicional da contabilidade de ordenação das contas, de forma lógica e estruturada, para melhor compreensão do conjunto patrimonial sistematização do trabalho contábil. O principal objetivo das contas é possibilitar o registro dos lançamentos contábeis de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação dos dados.
Assim, entende-se que Plano de contas estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções.
É fundamental criar um plano de contas comentado de modo que este oriente os demais usuários quanto ao funcionamento e característica de cada conta. (VEJA EXEMPLO NO FINAL DESTE MATERIAL)
Muitos técnicos acreditam que apenas a evidenciação de diversos títulos de contas seja todo um Plano; este erro é encontrado com freqüência em diversos trabalhos práticos e mesmo em grande número de livros. O elenco é, realmente, a estrutura, a parte que talvez mais impressione, entretanto, observando rigorosamente o problema, podemos perceber que ele é apenas uma das partes de que se compõe a grande peça contábil que recebe a denominação de Plano de Contas.
Como se percebe, um plano, para ser completo, tem que apresentar muitos elementos.
Entretanto,