Plano de conta
ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE CONTAS
RIO DE JANEIRO
2012
PLANO DE CONTAS
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Contabilidade Básica, como parte da avaliação.
Professor (a): Edson Mendes
RIO DE JANEIRO
2012
1-INTRODUÇÃO Nesse trabalho, será abordado Plano de Contas, especificando sua definição, objetivo, função e estrutura. E ainda as modificações que aconteceram nas Lei 6.404/76, 11.638/07 e 11.941/09 para a harmonização entre as normas internacionais de contabilidade.
2-DEFINIÇÃO O plano de contas é uma lista que apresenta as contas necessárias para registar os eventos económicos e financeiros. Trata-se de uma ordenação sistemática de todas as contas que fazem parte do chamado Plano Oficial de Contas (ou POC). Todas as vezes que procedermos à escrituração, precisaremos consultar esse Plano de Contas.
3-OBJETIVO Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
3.1- atender às necessidades de informação da administração da empresa;
3.2- observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis
3.3 - adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, em especial às da legislação do Imposto de Renda.
4-FUNÇÃO A função do Plano de Conta é facilitar a identificação de cada uma das contas e sub-contas, o plano de contas costuma ser codificado. Este processo implica a afectação de um símbolo, podendo ser um número, uma letra ou a combinação de ambos, a cada uma das contas. O sistema mnemotécnico mais usual para codificar o plano de contas é a numeração decimal, que permite agrupamentos ilimitados e facilita a tarefa de juntar e