Servico social
• Co-morbidade – termo utilizado pela primeira vez por R. A. Feinstein em 1970 que definiu como: “Uma entidade clínica adicional e distinta, que já existe ou que ocorre durante o curso clínico de um paciente que tem a doença em estudo”. Co-morbidade mais importante encontrada em adolescentes usuários de substâncias psicoativas são: transtornos de humor; transtornos de déficit de atenção e hiperatividade; transtornos de ansiedade; transtornos de conduta; transtornos psicóticos e transtornos alimentares.
• Transtornos de humor: a) Depressão – é o transtorno mental mais freqüente associado ao uso de substâncias. - 1/3 dos adolescentes depressivos tem um transtorno co-mórbido por uso de drogas. - 50% dos adolescentes depressivos fazem uso abusivo ou são dependentes de bebida alcoólica. - 1/3 dos adolescentes tratados em clínicas psiquiátricas sofrem de depressão. - Estima-se que a depressão aumenta na adolescência (acima de 13/14 anos), atingindo duas vezes mais pacientes do que abaixo dessa idade. - Os sintomas mais significativos da depressão na infância e adolescência: irritabilidade; instabilidade; humor deprimido; perda de energia; desmotivação e desinteresse significativos; retardo psicomotor; sentimentos de desesperança e/ou culpa; pensamento pessimista; alteração do sono; isolamento; dificuldade de concentração; prejuízo no desempenho escolar; baixa auto-estima; idéias e tentativa de suicídio; problemas graves de comportamento.
- Tudo isso torna o jovem mais vulnerável ao uso abusivo de álcool e de outras substâncias psicoativas, como conseqüência de uma busca por alívio para o seu sofrimento. A perigosa combinação de depressão e abuso de drogas, por sua vez, eleva fortemente o risco de comportamento suicida nesses jovens.
- Alguns sintomas da depressão podem ser confundidos pelos familiares com