Plano de Contas
No plano de contas estão elencadas todas as contas que poderão ser utilizadas para registrar os fatos administrativos passíveis de escrituração contábil. Os lançamentos contábeis deverão ser escriturados utilizando as contas, e estas deverão constar do plano de contas.
Na ausência de um plano de contas, a empresa fica sem sua principal ferramenta para registrar os fatos ocorridos, passíveis de escrituração. O Plano de Contas é a peça principal dentro do processo contabil, funcionando como um guia. Qualquer lançamento contabil a ser processado, o Plano de Contas, obrigatóriamente deve ser consultado. Ele é que direciona o tipo de operação, area em que se enquadra o valor do lançamento como, Receitas, Despesas, Imobilizado, Contas a Receber, Contas a Pagar, Reservas, Estoque e outras.
O plano de contas consiste em ampliar o nivel de detalhamento até o nivel que seja útil para o gestor. Ele é de fundamental importância para qualquer tipo de empresa, sendo que nele está cronologicamente organizado as contas e sub-contas usadas para registrar os fatos administrativos. Alguns modelos são apresentados e usados por softwares de contabilidades e outros podemos encontrar na internet ou em obras literarias.
O movimento financeiro de uma empresa é classificado pelo Plano de Contas, que é realizado pelo contador da empresa. Sendo ele o elemento mais importante da organização contábil.
Toda empresa é obrigada a manter uma estruturação contábil deve efetuar um estudo preliminar sobre quais contas utilizará para registros de suas operações.
O Plano de Contas é estruturado de forma ordenada e leva em consideração algumas características funcionais, tais como:
- Tamanho da empresa – se é micro, pequena, média ou grande