Plano De Contas
Plano de contas , é o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
O plano de contas pode ser entendido como a ordenação de um conjunto de contas que visam à escrituração contábil dos atos e fatos da gestão e dos elementos que compõem o acervo patrimonial de uma determinada entidade, seja ela pública ou privada.
Pedrosa, afirma que o plano de contas é uma peça ampla utilizada pela boa técnica contábil, trazendo um conjunto de normas compondo o sistema contábil de uma determinada organização. Estabelece a conduta que deve reger a escrituração contábil através da exposição das contas com seus títulos, códigos,funções,funcionamento,registro,grupamentos,relacionamento entre as contas e os grupos, análises, etc.
O conselho federal de contabilidade conceitua o plano de contas como sendo a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com sua utilização que se estabelece o banco de dados com informações para geração e todos os relatórios.
A função básica de um plano de contas nada mais é do que prover o registro dos fatos administrativos de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação de dados, possibilita adequada forma de controle do patrimônio da entidade contabilizada.
O plano de contas deve ser elaborada considerando o objetivo de cada empresa, características operacionais do seu ramo ou setor de atividade. Ao delineá-lo a empresa deverá atentar-se ao tipo de sistema contábil usado, que permita as adaptações necessárias de acordo com as especificações da empresa, contudo não deixando de observar a estrutura básica que norteia o processo contábil. Além do mais, deverá expressar o tipo de informação desejada pelos usuários, que podem ser internos ou externos ajustando-se, portanto,aos interesses dos usuários de cada organização.
Se