Resumo OCEM
O Ensino Médio é um aprofundamento do que o aluno já aprendeu no Ensino Fundamental. A língua portuguesa deve propiciar o aluno o refinamento da habilidade de fala e escuta, leitura e escrita, uma reflexão sistemática da linguagem.
No ano de 1970 os debates acerca dos conteúdos de ensino giravam entorno descoberta dos estudos científicos. Faltava certa convicção quanto as questões relativas à variação e a mudança linguística, vigorava a abordagem estruturalista: valorizando excessivamente o uso da forma .
Em 1980 o texto é entendido em sua totalidade quando há um trabalha conjunto de construção de sentido não se podia compreender plenamente as variação no processo de produção e/ ou recepção de textos de muitas dimensões era necessária a existência de um texto em que alguém o processe em algum contexto.
O texto se constrói por meio de interação, através da linguagem o homem se constrói sujeito e reflete sobre si mesmo, A Interação entre sujeitos em um lugar social, faz com que seja possível compreender a formas de funcionamento da língua. A língua é a forma de manifestação da linguagem, um entre os sistemas semióticos que foi construído social e historicamente pelo homem.
O papel da disciplina de Língua Portuguesa é o de possibilitar, por procedimentos sistemáticos, o desenvolvimento das ações de produção de linguagem em diferentes situações de interação, abordagens interdisciplinares na prática da sala de aula são essenciais e devem, refletir uma opção metodológica orientadora do projeto político-pedagógico da escola.
O professor deve selecionar textos e práticas de linguagem que representem melhor o contexto social em que a escola está inserida. O desafio é criar condições para que os alunos construam sua autonomia nas sociedades contemporâneas – tecnologicamente complexas e globalizadas – sem que, para isso, é claro, se vejam apartados da cultura e das demandas de suas comunidades.
O aluno deve conviver, de forma