atps
Pitágoras foi um filósofo, místico, líder religioso e matemático.Basicamente é reconhecido como um matemático e geômetra, especialmente por ser a ele atribuído um dos mais clássicos teoremas da geometria, e como tal tem considerado o primeiro matemático puro. Pitágoras talvez seja o único a conciliar duas imagens distintas e, para muitos, opostas, a qualidade de cultor das ciências exatas - matemática, geometria - física dos sons - e de místico-religioso.
Quando e Onde nasceu?
Pitágoras nasceu numa data que situa entre 570 e 590 a.C. em Samos, umas das ilhas dos Dodecaneso na Anatólia (Grécia), essa época, na ilha de Samos havia, no aspecto religioso, duas correntes opostas: De um lado, os ritos dionisíacos, degenerados pela perda de seu sentindo sagrado e, do outro lado, os ritos órficos, caracterizados por uma ascesse rigorosa. Pitágoras seguiu estes últimos, que influenciou a sua conduta por toda vida.
Quais foram as descobertas?
Além de grandes místicos, os pitagóricos eram grandes matemáticos. Eles descobriram propriedades interessantes e curiosas sobre os números.
Números figurados
Os pitagóricos estudaram e demonstraram várias propriedades dos números figurados. Entre estes o mais importante era o número triangular 10, chamado pelos pitagóricos de tetraktys. Este número era visto como um número místico uma vez que continha os quatro elementos fogo, água, ar e terra: 10=1 + 2 + 3 + 4.
Números perfeitos
Ver artigo principal: Números perfeitos
A soma dos divisores de determinado número com exceção dele mesmo, é o próprio número. Exemplos:
1. Os divisores de 6 são: 1,2,3 e 6. Então, 1 + 2 + 3 = 6.
2. Os divisores de 28 são: 1,2,4,7,14 e 28. Então, 1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28.
Teorema de Pitágoras
Uma das formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras.
Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo retângulo. Pitágoras provou que a soma dos quadrados dos catetos é