Abutris
2712 palavras
11 páginas
RESUMO O trabalho busca analisar o(s) discurso(s) de um grupo de motociclistas em suas práticas corporais e expressões nos espaços públicos. O grupo tomado para análise é o Cobra Moto clube, sediado em dois municípios do interior do Paraná – Jandaia do Sul e Mandaguari. O incômodo gerado para se fazer a pesquisa é investigar de qual maneira as práticas culturais desses motociclistas significam o grupo e como (in)validam as ideias que tomam como consciência de grupo. Busca-se compreender as formas de discursos da tribo focalizada no trabalho, procurando conhecer as mensagens postas em circulação. Também interessa na pesquisa compreender as ideias e os significados do grupo e suas expressões e marcas na sociedade. O trabalho tem como objetivo geral investigar a construção de sentido em torno de uma “consciência” e ideal do grupo, explorando suas manifestações corporais em espaços públicos. Análise de Discurso francesa é o referencial teórico da pesquisa, pois dessa maneira será possível conhecer as formas de representação desse discurso produzido pelo grupo. A bibliografia é embasada em obras da pesquisadora Eni Orlandi, da Unicamp. Por existir poucos trabalhos desenvolvidos com este tema, será possível compreender o(s) discurso(s) e expressões, e saber o funcionamento desse grupo investigado. Em sua maioria, pela vida que levam, os integrantes são sujeitos que possuem um estereótipo pré-concebido.
Introdução
Moto Clube, ao contrário do que se pensa, não é um grupo de motociclistas (que usam nas costas um brasão por estética) que se reúne para lazer. Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição.
Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem. Podemos citar como exemplo os "caçadores de troféus", ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado apenas para conseguir lembranças em eventos. - Informação Histórica do Surgimento: A