pedd
Este trabalho tem por finalidade realizar um resumo sucinto das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) de Conhecimentos de Literatura. As informações contidas nesse documento foram produzidas sob o ponto de vista linguístico, servindo de base norteadora para o letramento literário.
O documento inicia resaltando algumas discussões feitas em outros PCNs: “Por que ensinar Literatura no ensino médio” (OCEM, p 50), pois literatura tem como definição arte em prosa e verso, sendo considerada por alguns apenas um sinal distintivo de cultura burguesa, desnecessário ao mercado de trabalho. O OCEM contra-argumenta dizendo que todos têm o direito ao transcender literário e a sentir o gosto da liberdade através da fruição estética, que está presente na arte, produzindo assim a humanização do homem.
O ensino médio, sendo considerado como a fase final preparatória para a formação (profissional ou universitária), sofreu de grandes questionamentos no que deveria conter em seus currículos, principalmente na questão das artes. A LDB nº 9.394/96 definiu que não importava qual seria a continuidade futura do educando e sim em realizar no ensino médio o desenvolvimento humano, intelectual e critico do educando, no artigo 35 nos incisos I, II e III. Então a Literatura passou a ser fundamental no ensino médio, pois ela promove o desenvolvimento do humano, a autonomia intelectual e o pensamento crítico.
Secundo o OCEM a Literatura passou então a ser importante para o letramento, termo extraído da linguística, conduzindo o aluno a se apropriar de uma leitura mais reflexiva. Mas o documento orienta a não tornar as aulas de literatura exaustivas, cheias de informações sobre as escolas literárias e sim ensina-los a usufruir de experiências prazerosas estéticas da escrita em todas as suas formas sociais, antigas e atuais.
Outro questionamento lançado é sobre que livros escolherem para o ensino de literatura? Considerando as