ecotelhado
1 INTRODUÇÃO
A construção civil exerce um grande impacto sobre o meio ambiente. Para minimizar esses efeitos e compensar o meio ambiente o telhado verde é uma solução eficiente que está sendo adotada em muitas partes do mundo, principalmente na Europa, como um meio de minimizar os impactos impostos pela impermeabilização das grandes cidades. No Brasil já está sendo muito utilizado em São Paulo e no Sul do País. A empresa Ecotelhado é pioneira no desenvolvimento e estudos de novas tecnologias para a utilização das coberturas verdes.
2
2 CONTEXTO HISTÓRICO
A primeira cobertura verde que se tem notícia são os jardins suspensos da Babilônia.
Diz a história que Nabucodonosor os construiu para alegrar sua esposa doente, que tinha saudades das árvores da Pérsia.
O arquiteto francês Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le
Corbusier, foi quem desenvolveu a ideia de terraços jardins, com a intenção de compensar a pegada ambiental causada pela construção e proporcionar uma maior qualidade de vida as pessoas. O conceito era tão importante que passou a ser considerado um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura e com a difusão do modernismo pelo mundo, o conceito de terraço jardim foi absorvido por vários outros arquitetos.
Os telhados verdes modernos ( construídos com camadas de materiais manufaturados ) são um fenômeno relativamente recente. O método foi desenvolvido na Alemanha na década de 60, e desde então a tecnologia se difundiu mundialmente.
No Brasil em 1936 no prédio do MEC foi construída cobertura verde pelo paisagista paulista Roberto Burle Marx. Em 1988 executou a cobertura verde no Banco Safra em São
Paulo. Burle Marx foi considerado o maior paisagista do mundo.
Figura 1 – Palácio Gustavo Capanema, edificio do MEC, RJ, e seu terraço-jardim projetado por Burle
Marx.
Fonte:http://arqsustentavel.wordpress.com/2012/06/03/o-telhado-verde-de-le-corbusier/
Acesso: 25/04/2013
3
2.1 CONCEITO
O telhado