A experiencia do ser humano cartesiano RESUMO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
O HOMEM, QUEM É ELE?
CORPO, ALMA E SAÚDE.
RESUMO E ANÁLISE
TERESINA – PI
O HOMEM, QUEM É ELE?
1. Estabeleça à diferença entre a consideração cientifica do corpo humano e a consideração fenomenológica do corpo humano.
A consideração científica estuda o corpo físico, ou seja, o corpo coisa situada no mundo. A consideração fenomenológica estuda o corpo fenômeno que é o corpo sentido, experimentando, vivido.
2. Descreva as funções do corpo humano.
Função Mundanizante:
Fazer-se ser no mundo exposto às mesmas leis por consequência do seu corpo físico, restrito pelas imposições espaciais. O corpo define-se aqui como o ambiente geométrico que cabe a vida. Assim, se há o caso de um corpo perdido catastroficamente perdido por queda de avião, afogamento, ou algo que impeça a visualização, este corpo é considerado morto.
Função Epistemológica:
O corpo divide o universo à sua imagem e projeta sobre ele significados colocando a si como uma origem. Estamos falando do que o eu vive e produz por logica à partir do vivido.
Função Econômica:
A conquista de espaço e a ambição do “tomar posse” por meio do seu corpo é a chave dessa função. Mudar, transformar e moldar também se enquadram.
Função Ascética:
Vícios e virtudes são hábitos que a alma adquire através do corpo físico, somático, ou seja, o corpo tem função capital ao desenvolver a vida espiritual.
2. Explique as implicações onto-antropológicas do corpo humano.
São as implicações relativas ao ser do homem em uma analise dimensional. Aqui serão descritas algumas implicações.
I. A somaticidade relaciona o homem ao corpo de tal maneira que, ao serem separados, não são homem por não serem capazes de realizar ação.
II. O mistério de que o corpo não é homem, justamente pela existência das esferas psíquicas