Ecotelhado
Aluno:Thiago Augusto de Oliveira Silva Rios1
Orientador: Mário Rubim2
RESUMO
A utilização da cobertura verde é uma opção encontrada para amenizar o desconforto térmico das edificações, combatendo-o sem agredir o ambiente, auxiliam na melhoria do ar externo e na diminuição do calor por meio de fotossíntese. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência da cobertura verde na influência da temperatura interna nas edificações. O ecotelhado não só obteve resultados positivos em dias com temperatura alta, como também teve sua funcionalidade testada em dias com a temperatura baixa, para nível da região do nordeste.
Palavras-chave: Cobertura verde. Desequilíbrio térmico. Temperatura.
1. INTRODUÇÃO
A população mundial vem crescendo significativamente, com isso os centros urbanos precisam acolher essa população, fornecendo os elementos básicos de infra-estrutura e moradia. Para que as cidades atendam a essa demanda é necessário construir. Essas construções diminuem a área de impermeabilização do solo e conseqüentemente diminuem a vegetação, provocando desequilíbrio no ambiente e aumento da temperatura nos centros urbanos, pois o solo e a vegetação ajudam a equilibrar a temperatura e o escoamento de águas. Os materiais de construção também podem provocar aumento de temperatura, pois reflete todo o calor emanado pelo sol, causando um mal estar térmico.
Para combater a elevação de temperatura no interior das edificações, a população utiliza meios elétricos, como aparelhos de refrigeração, que liberam energia e calor para o meio externo influenciando negativamente no ambiente. No atual cenário mundial existe uma preocupação com a qualidade ambiental e maior consciência ecológica dos profissionais que trabalham nas áreas de construção civil, assim, é preciso ter sensibilidade para inverter esse desequilíbrio, sem que haja uma danificação ao ambiente.
A utilização da cobertura verde