Como fazer uma redação
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo geral esclarecer como se faz uma redação. Nesse enfoque serão definidos os tipos de redação: narrativas, descritivas e dissertativas. Ainda, ao tratar da redação dissertativa, será conceituada a estrutura básica da redação, que comporta: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para tanto, foi utilizado à pesquisa bibliográfica e com base nessa metodologia constatou-se que a redação narrativa tem por objetivo contar uma historia, real ou não, envolvendo personagens, lugar, tempo. Já a redação descritiva tem por fim detalhar um objeto, uma pessoa, um sentimento, dentre outros, a tal ponto que o leitor crie em sua mente a imagem que o autor descreve. Noutra esfera, a redação dissertativa visa debater, refletir, discutir um tema, sobre o qual o autor deve se posicionar, de forma impessoal, e com argumentos convincentes, comentando os posicionamentos contrários ao seu sempre com a lógica da introdução, do desenvolvimento e da conclusão. Verifica-se que o processo de elaboração de uma redação abrange dois momentos: a produção de ideias e a produção do texto, o qual deve ser sempre regido conforme a língua culta e de forma clara e objetiva.
Palavras-chave: Redação. Tipos. Estrutura.
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem por objetivo conceituar redação e descrever os tipos de redação existentes: narrativa, descritiva e dissertativa, distinguindo-as. Ainda, tem por fim destacar a estrutura básica de uma redação, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão, sequência que, com exceção da redação narrativa, há de ser seguida, por ser um desenvolvimento natural e lógico das ideias.
2 AS DEFINIÇÕES DA REDAÇÃO
O termo redação compreende o ato de redigir, a partir de um raciocínio lógico das ideias sobre o tema proposto. “Tudo o que se escreve recebe o nome genérico de redação (ou composição)”. Existem três tipos de redação: descrição, narração e