fazer redação
Acima da imagem que contém o texto, há o enunciado que traz a descrição da proposta de redação de um texto dissertativo-argumentativo, com a discussão do tema Causas e efeitos do trabalho informal.
O desenvolvimento desta última atividade do portfólio requer que vocês façam o mesmo, em relação à questão levantada pela autora: “Os discursos revelam as verdadeiras intenções dos políticos?” Além de lerem o texto indicado na atividade e refletirem sobre os trechos do texto destacados pela autora, é necessário que leiam sobre discursos políticos e sobre a oratória como arte da retórica na internet. Façam isso utilizando o Google Acadêmico, que lhes indicará artigos acadêmicos e confiáveis. Por favor, não considerem como verídicas algumas informações trazidas pelo Wikipedia, pois nem todas são verificadas e, por isso, muitas não correspondem às verdades das ciências e dos fatos.
Ainda mais, vocês precisam argumentar o posicionamento de vocês em relação ao tema, de modo coerente, coeso, lógico e objetivo. Quanto à necessidade de serem objetivos, não poderão, dessa forma, usar enunciados deste tipo: “Eu acho que isso é correto...”, “Eu penso que há muita demagogia no discurso do presidente X...”, “Na minha opinião, os políticos sempre usarão de artifícios ardilosos para convencer a população de que seu caráter é bom, quando na realidade não é.”
Então, veja que o/a autor(a) do texto que envio para vocês traz alguns exemplos de como construir enunciados que deixem implícito o posicionamento crítico de vocês de modo objetivo (é o que chamamos de “apagamento do sujeito”). Abaixo, destaco alguns desses enunciados e comento o uso deles:
1) “Muito embora esteja o poder público engajado em fornecer subsídios aos trabalhadores informais, [...] isso não confere a eles