René descartes
René Descartes
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Nascimento: 31 de março de 1596, Descartes
Falecimento: 11 de fevereiro de 1650, Estocolmo
Educação: Universidade de Poitiers, Prytanée National Militaire
Filiação: Jeanne Brochard, Joachim Descartes
A sua filosofia centra-se na Teoria do conhecimento ou gnosiologia. Procura construir um conhecimento com princípios e princípios sólidos e indubitáveis. Inspirou-se no modelo matemático.
É um filósofo racionalista que atribui um poder superior à razão no conhecimento, defendendo que este depende e não da experiência ou dos sentidos. O conhecimento da realidade constitui-se a partir de princípios ou ideias da razão.
René Descartes: A dúvida metódica e o acesso à certeza
Descartes, na noite de 10 para 11 de Novembro de 1619, teve sonhos que o levaram a duvidar do conhecimento e mesmo da existência da realidade.
Para ultrapassar essa dúvida, inspirando-se na matemática e utilizando a dúvida como método, escreveu o Discurso do Método com o objectivo de encontrar um fundamento capaz de resistir aos argumentos do cepticismo.
Ceticismo- é uma atitude crítica que questiona sistematicamente a noção de que o conhecimento e certeza absoluta são possíveis, seja de um modo geral ou num campo particular. Opõe-se ao dogmatismo filosófico, que defende um conjunto de afirmações autoritárias, certezas absolutas e verdades. Dúvida hiperbólica Argumentos que fundam o acto de duvidar A experiência mostra que:
Os sentidos podem errar algumas vezes, logo, não são dignos de crédito total Há homens que erram mesmo ao raciocinar
Temos dificuldade em identificar a verdade, pois às vezes não distinguimos sonho e realidade
Por nos enganarmos às vezes, não sabemos se existe alguma certeza.
Conclusão provisória: todo o conhecimento pode ser