Behaviorismo
PREPARAÇÃO PREVIA SOBRE BEHAVIORISMO
O behaviorismo é um conceito comportamental, ele vem de uma palavra inglesa que é behavior. Entre os estudiosos da psicologia, é um tema que traz bastantes divergências, no behaviorismo é estudado o significado de uma conduta e possivelmente o comportamento voltado para o ser humano. As linhas principais desse raciocínio esta envolvendo duas teorias que é o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical, que falaremos no decorrer desse texto.
De acordo com a pesquisa feita, essa teoria teve inicio em 1913, que foi inicialmente criado e desenvolvido por Jhon B. Watson. No desenvolver dessa sua teoria de seu raciocínio ele fala que a psicologia não deveria ter por principal estudo os processos internos da mente, mas sim o comportamento humano.
Watson é considerado como o pai, o criador da teoria de behaviorismo, ele acredita que é possível prever e controlar a conduta humana, já dentro desse estudo previa-se que a conduta e o comportamento era o estudo principal dessa teoria que por ele foi desenvolvida.
Porem na década de 40 SKINNER vai contra a teoria de Watson, Skinner criou o behaviorismo radical, sendo assim foi uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem.
Skinner negou a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se á concepção de Watson, ele foi radicalmente contra as causas internas, ou seja, as causas mentais, para explicar a conduta humana.
Desta forma podemos ter uma ideia do seu surgimento e a duas teorias desenvolvidas com pensamentos opostos sobre a mesma teoria do