PEDD
Nome: Amanda Aguiar Dávila RA:5015001
Atividade: Relatório de leitura sobre as teorias de aquisição da linguagem.
*Hipótese behaviorista
Pela concepção behaviorista, a aquisição da linguagem se dá pela capacidade herdada pela criança de reproduzir os sons vocais sob diferentes estímulos, imitando aquilo que ouve, e inicialmente, fazendo associações entre as coisas e os sons que ouve, e logo adiante, associando o significado ao significante, mesmo na ausência do mesmo. É uma sequência “estimulo>resposta>reforço”. Sendo assim os adultos tem papel fundamental para o conhecimento linguístico da criança, e também para o conhecimento geral.
*Hipótese do inatismo
Segundo Chomsky a aquisição da linguagem é algo já pré-disposto na criança. Seu organismo passa por fases de maturação, e em cada uma delas reconhece aos poucos uma gramática universal, sendo assim, a aquisição da linguagem é apenas uma questão de tempo em um organismo pré-programado em quatro fases de amadurecimento.
Hayms fala que a linguagem está incutida desde sempre na criança, e não necessariamente passa por maturação e fases de aquisição. Os elementos funcionais não aparecem na fala inicial, devido a limitação do vocabulário infantil, o que não quer dizer que não haja regras na linguagem das crianças.
Piaget diz que a aquisição da linguagem é questão de se passar do “estágio sensório-motor”, por volta dos 18 meses e o início da construção do “conhecimento de vida”, que a criança vai passar a ter depois desse estágio, associando o significante ao significado.
*Hipóteses construtivistas e interacionistas
Abordam de uma outra forma, acreditando que a linguagem se dá a partir do envolvimento da criança com o ambiente, sendo a linguagem resultado da construção da inteligência em geral (construtivista), ou que a linguagem parte do envolvimento da criança com as pessoas de sua convivência (interacionista).
Construtivista: Relação entre a criança e