Sociologia e ens. medio
André Hernandes Gorini Universidade Estadual de Londrina. CONTATO: andrehg7@hotmail.com
RESUMO: Visando efetuar reflexões à cerca do exercício da docência de sociologia são exalados os seguintes autores e pontos; Jinkings que abre a discussão com problemáticas sobre o ensino; a historia da sociologia por foco curricular segundo Silva; a importância da sociologia e o exercício da docência a partir de considerações de Pereira e Sarandy; exercício da docência e artífices por Piconez, Pimenta e Lima acompanhados por contribuições da OCEM, Pimenta e Lima também colaboram para reflexões sobre o estágio supervisionado juntamente a Kulcsar. Palavras Chave: Sociologia, Docência, Ensino Médio.
INTRODUÇÃO
Algumas problemáticas da realidade da docência de sociologia no Brasil, onde seu lócus estaria na herança da ausência de trabalhar o ensino de sociologia nas escolas, nos é recordada por Jinkings (2007). Juntamente a tal ausência, a autora destaca o desconhecimento por parte da comunidade escolar, sobre a finalidade e sentido da existência da sociologia na grade curricular, gerando sua desvalorização e criando obstáculos para o surgimento de espaços para a reflexão sociológica. Jinkings (2007) reflete sobre a junção de tais obstáculos à professores sobrecarregados de trabalho e que, até pouco tempo, não era necessariamente obrigatória a formação destes na área de ciências sociais para o exercício da docência, o que acabaria por gerar, segundo a autora, experiências pedagógicas descontextualizadas e fragmentadas, que não se permitiriam uma compreensão totalizante do mundo social contemporâneo.
1
Utilizando textos da grande imprensa, vários destes professores convertem as aulas de sociologia em discussão de atualidades, tratando superficialmente acontecimentos em destaque na conjuntura nacional e/ou mundial, sem uma superação das explicações do senso comum. (JINKINGS, 2007, pp.126-127)