Roteiro para elaboração de um plano de aula
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Algumas idéias para contribuir na elaboração dos planos de aulas
Roteiro básico para preparo de planos de aulas
Neste texto serão apresentadas algumas observações sobre o plano de aula, para que traga uma reflexão docente sobre os conteúdos, atividades e o planejamento dos procedimentos adotados em uma aula para que consiga atingir os objetivos propostos.
Planejar procedimentos de ensino não é simplesmente fazer uma listagem ou citar as técnicas que serão utilizadas. Deve-se prever como, porque e para quem utilizar os conteúdos selecionados para atingir os objetivos propostos. Releia o artigo de Chassot sobre o que ensinar em Química.
De preferência use vários livros didáticos para consulta e outras fontes: internet, revistas, jornais, etc...
No site da Revista Nova Escola, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/planos-deaula/ existem vários modelos de planos de aulas que poderão servir como consulta para o planejamento de uma aula.
No site da ABQ existem também os exemplares da revista Química Nova na Escola, disponíveis para consultas, que dão uma boa orientação para o trabalho de alguns conteúdos de química, de forma contextualizada.
CONTEÚDO/ASSUNTO DA AULA
Série/turma
OBJETIVOS:
Devem sempre visar ação do aluno e para o aluno.
Inicie sempre com um verbo no infinitivo e tenha um complemento, um “para que”. Assim, de acordo com os OCEMs o objetivo deve visar o desenvolvimento de uma habilidade e qual a razão de desenvolver essa habilidade, como por exemplo:
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de identificar as partículas atômicas e sua composição na estrutura da matéria.
Os objetivos específicos devem estar coerentes com o contexto mais geral da disciplina de química, que deve visar formar cidadãos com maiores conhecimentos específicos em química, com uma compreensão maior do mundo à sua volta, contribuindo para a