Resumo Keohane
LAKATOS
Programa de pesquisa científica – (Realismo Estrutural); ferramenta para uma avaliação comparativa das teorias científicas. Teorias não incorporadas em programas de pesquisa. Tais programas possuem: *premissas invioláveis (hard core) *condições iniciais que definem o escopo da pesquisa *hipóteses observacionais e uma heurística positiva, caracterizada pela resolução de problemas mediante a experiência, designando então os caminhos que o pesquisador deve ou não seguir. Conforme a pesquisa é realizada, surgirão anomalias (irregularidades) que deverão ser justificadas por hipóteses auxiliares, a fim de preservar a credibildiade das suposições fundamentais (o hard core). “Programa de pesquisa progressivo”: para Lakatos, o que define o valor de uma pesquisa é a respeito dessas hipóteses auxiliares, e se as mesmas levam ao descobrimento de novos fatos, que possam ajudar a aumentar a nossa capacidade de entender a realidade.
Keohane afirma que todas as teorias da política internacional falhariam caso aplicado esse “programa de pesquisa progressivo”.
Apesar disso, a concepção de Lakatos tem o grande mérito de fornecer critérios claros e sensatos para a avaliação de tradições científicas, além de nos revelar, sobre uma outra perspectiva, o realismo, através de perguntas impactantes.
CLIFORD Elabora uma questão antagônica as normas estabelecidas por Lakatos, já que afirma que o papel da teoria não é codificar regularidades abstratas e sim dar o maior número de explicações possíveis.
THUCYDIDES E MORGENTHAU Programa de pesquisa do realismo
3 premissas fundamentais:
1. Os atores mais importantes na política mundial são entidades territorialmente organizadas – Estados.
2. O comportamento do Estado pode ser explicado racionalmente. (Pressuposto da racionalidade).
3. Os Estados buscam sempre o poder, e calculam seus interesses de acordo com ele, em relação a natureza do sistema internacional que enfrentam.
II
WALTZ
Já que as ações dos